Vigilância Sanitária para SALÃO DE BELEZA

As ações da Vigilância Sanitária relacionadas à área Beleza em geral estão inseridas nas ações de saúde, e devem: 

-Avaliar os riscos contaminação e epidemiológicos dentro das prioridades locais, seguindo o determinado pelo Sistema Único de Saúde - SUS.

O perfil do consumidor brasileiro mudou, esta mais atendo a higiene do estabelecimento, procedimentos de higiene dos profissionais que prestam serviços na área de Beleza em geral. 

O empresário da área de Beleza deve adaptar-se ao CDC. PRESTADOR DE SERVIÇOS será responsabilizado por acidentes causados aos seus consumidores, por exemplo: 

-Alergias e ou intoxicações a produtos químicos utilizados na prestação de serviços, quando não forem realizados testes para verificar o nível de tolerância ao produto; 

-Quando não utilizar equipamentos devidamente esterilizados ou descartável, que possam causar transmissão de doença como Aids, Hepatite B e C, Micoses, infecções, etc.

COMO ADEQUAR SEU ESTABELECIMENTO AS NORMAS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA ?

Os estabelecimentos, devem respeitar e se adequar a legislação sanitária vigente, seguindo as normas de boas práticas, para garantir ao profissional e a seus clientes, segurança e qualidade nos serviços que prestam, evitando riscos à saúde. Devem verificar: 

• Iluminação natural ou artificial adequada que permita a realização de procedimentos com segurança e boa condição visual; 

• Instalação elétrica suficiente para o número de equipamentos. Não utilize extensões ou benjamins (sobrecarga): é proibido ter fiação exposta para evitar curto circuito; 

• Ventilação natural ou artificial adequada que garanta um ambiente arejado;

Devem verificar: 

• Pisos e paredes com revestimentos que sejam laváveis, ou seja, resistentes a limpeza com água e sabão. 

• Ralos devem ter condições de fechamento ou com tela milimétrica; 

• Água encanada potável; 

• Ligação na rede de esgoto; 

• Mobiliários devem ter superfície lisa, não porosa; 

• Vestiário com armários para profissionais; 

• Banheiro para os funcionários, com pia, água corrente, sabão líquido e papel toalha;

• Pia exclusiva para limpeza de material como: alicates, espátulas de metal para unhas, escovas de cabelo, pentes, bacias, cubas e outros; 

• Equipamentos adequados para a esterilização de material de metal como alicates, espátulas de metal para unhas e outros; 

• Tanques para lavar os panos de limpeza e higienização; 

• Banheiro para os clientes, com pia, água corrente, sabão líquido e papel toalha. 

• Quando em centros comerciais, pode ser utilizado o sanitário destinado ao público, desde que esteja localizado nas proximidades; 

• Organizar o lixo comum em saco plástico, separando-o do lixo de material reciclável.

Todo estabelecimento deve ter um Manual de Rotinas e Procedimentos, que é um roteiro descritivo de cada serviço prestado, mostrando o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas. O Manual deve abordar as rotinas de trabalho como: 

• Tingimento ou relaxamento de cabelos; 

• Depilação; 

• Tratamento estético; 

• Podologia. 

• Cuidados com os instrumentos de trabalho: toalhas, pentes, escovas, esterilização de alicates e orientações relativas à higienização do ambiente de trabalho.

Assim, na elaboração do Manual, recomenda-se enfocar procedimentos quanto a: 

• Higienização do Ambiente - pisos e paredes, mobiliário e banheiros e qual a periodicidade de cada um. 

• Higienização dos produtos em Geral - produtos cosméticos, toalhas, alicates, espátulas e outros. 

• Processos de Esterilização - tipos de esterilização e equipamentos. 

• Serviços - manicure, pedicuro e podólogo; cabeleireiro e barbeiro; depilação e esteticista;

HIGIENIZAÇÃO DO AMBIENTE 

Pisos: é necessário a retirada imediata dos cabelos decorrentes do corte, a cada cliente. 

Mobiliários: devem ser limpos com água e sabão ou detergente, por dentro e por fora. 

Banheiro: devem ser limpos com água e sabão e feita a desinfecção do vaso sanitário com água sanitária. 

PRODUTOS EM GERAL 

Os produtos utilizados para embelezamento pertencem à categoria dos cosméticos e são regulamentados pela ANVISA

Procure nos rótulos dos produtos as seguintes informações: 

• Nome do produto; 

• Marca; 

• Lote; 

• Prazo de validade; 

• Conteúdo; 

• País de origem; 

• Fabricante/importador; 

• Composição do produto; 

• Finalidade de uso do produto; 

• Produtos para clarear os pelos do corpo

Número de registro no Ministério da Saúde / ANVISA para os produtos indicados abaixo, Resolução ANVISA n. 79, de 28 de agosto de 2000: 

• Sabonete antisséptico; 

• Xampu, condicionador e enxaguatório capilar anti-caspa; 

• Creme, gel e loção para a área dos olhos; 

• Tintura temporária, progressiva e permanente; 

• Enxaguatório colorante; 

• Produtos para clarear os cabelos (clareador, descolorante, oxigenada 10 a 40 volumes); 

• Produtos para ondular e alisar os cabelos; 

• Tônico, loção e máscara capilar; 

• Depilatório químico; 

• Produtos para clarear os pelos do corpo

TOALHAS DE TECIDO OU DESCARTÁVEIS 

• Devem estar lavadas e preferencialmente embaladas em saco plástico individualmente; 

• Guardadas de forma organizada em local limpo, seco e arejado, podendo ser prateleira ou armário; 

• Usar uma para cada procedimento, independente de ser o mesmo cliente; 

• As sujas devem ser colocadas em local diferente das limpas, para evitar contaminação;

ALICATES, ESPÁTULAS E OUTROS MATERIAIS DE METAL 

Devem ser lavados e escovados com sabão líquido, em água corrente abundante, ou lavadora ultrassônica a cada procedimento; 

• Em seguida, enxaguar, secar e acomodar o material em embalagem apropriada para o processo de esterilização; 

• Na embalagem deve constar a data de esterilização e o nome de quem preparou o material; 

• A embalagem deve ser sempre aberta na frente do(a) cliente. 

Recomenda-se que cada profissional tenha no mínimo 06 (seis) jogos de alicate e espátula de metal, para garantir sua saúde e a de seu cliente.

VAPOR SATURADO / AUTOCLAVE 

• Os materiais de metal, depois de lavados, devem estar embalados e acomodados em embalagem que permita a passagem de vapor. CALOR SECO / ESTUFA 

• A temperatura para garantir a esterilização é de 170ºC por 1 hora ou 160º C por 2 horas. 

• Não pode ser aberta durante a esterilização. Quando isto ocorre, o processo de esterilização é interrompido. 

• Os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterilizados devem ser guardados, em local limpo e seco e constar na embalagem a data da esterilização;

MANICURE, PEDICURO E PODÓLOGO 

O profissional deve: 

• Lavar as mãos antes de atender cada cliente; 

• Esterilizar os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal; 

• Abrir a embalagem dos alicates, espátulas e outros instrumentos de metal na frente do cliente; 

• Retirar as toalhas da embalagem plástica na frente do cliente; 

• Manter o material de trabalho tipo algodão, esmaltes, removedor de esmalte e lixas novas, organizados em maletas ou gavetas; 

• Manter o algodão em pote com tampa; 

• Perguntar ao cliente se possui alguma alergia a esmalte ou outro produto a ser utilizado; 

• Jogar no lixo os materiais descartáveis ou de uso único, como algodão, lixas de unha, protetor de cuba e de bacia, lâminas etc.

Recomenda-se: 

• Colocar luvas descartáveis e só retirá-las quando concluir o serviço; 

• Borrifar álcool 70% nas unhas do cliente antes do procedimento para evitar infecções. Concluído o serviço, deve: 

• Lavar as mãos após o atendimento de cada cliente; 

• Lavar e esterilizar todos os instrumentos utilizados ou não, pois mesmo sem uso, estarão contaminados e devem estar limpos e esterilizados para o próximo cliente; 

• Lavar as bacias e cubas com água e sabão líquido ou detergente após cada uso; 

• Colocar os instrumentos utilizados em caixa plástica lavável, sinalizada: “Instrumentos Contaminados” e prepará-los para o processo de esterilização.

CABELEIREIRO E BARBEIRO 

O profissional deve: 

• Lavar as mãos antes de atender cada cliente; 

• Perguntar ao cliente se possui alguma alergia aos produtos que vai utilizar; 

• Manter as escovas e pentes em recipientes limpos e organizados; 

• Usar lâminas novas a cada cliente e descartá-las após o uso. 

• Usar luvas ao fazer uso de química. Concluído o serviço, deve: 

• Lavar as mãos após atender cada cliente; 

• Limpar escovas e pentes, removendo os cabelos, após cada uso; 

• Lavar pentes, escovas e demais equipamentos utilizados, com água e sabão líquido ou detergente, após o uso em cada cliente; 

• Descartar as lâminas utilizadas em recipientes rígidos; 

• Retirar do chão os cabelos decorrentes do corte. Produtos químicos à base de formol para escova progressiva estão proibidos, pois não possuem registro na ANVISA para esta finalidade. O formol é cancerígeno e provoca queimaduras na pele e mucosas, irritação nos olhos, podendo levar à cegueira, tanto o cabeleireiro quanto o cliente.

DEPILAÇÃO 

Deve ter: 

• Local adequado e com privacidade; 

• Maca com superfície lisa e lavável que permita higienização; 

• Lençol de papel descartável que deverá ser trocado a cada nova cliente; 

• Mesa auxiliar, com superfície lisa ou lavável, para a colocação dos produtos usados no ato da depilação como cremes, talco, cera e acessórios tipo pinça; 

• Lixeira com saco plástico e tampa para descarte da cera usada. O profissional deve: 

• Lavar as mãos antes e depois de atender cada cliente; 

• Utilizar pinça descartável ou esterilizada a cada cliente; 

• Trocar o lençol descartável a cada cliente; 

• Usar cera de depilação que traga no rótulo identificação do produto, procedência, validade e número de registro no Ministério da Saúde ou ANVISA.

ESTETICISTA São os procedimentos não invasivos como a limpeza de pele, drenagem linfática, estimulação russa e bronzeamento artificial a jato, e devem: 

• Ser realizados por esteticistas cujo certificado de qualificação deve estar afixado em local visível no estabelecimento; 

• Usar produtos que contenham no rótulo: registro na ANVISA; 

• Usar produtos manipulados em farmácias só quando devidamente prescrito por médico, especificamente para o cliente; 

• Possuir manual de instrução dos aparelhos, notificação de isenção de Registro no Ministério da Saúde / ANVISA e manutenção do aparelho conforme orientação do fabricante.

“Todos esses cuidados são para evitar doenças como sarna, piolho, dermatites, micoses e até tétano, hepatite C e HIV” 

Visando a prevenção, os profissionais de beleza, devem estar com as vacinas para a proteção contra o tétano e a difteria (dupla adulto) e Hepatite B em dia.

fonte: < https://visa.portovelho.ro.gov.br/uploads/arquivos/2016/05/20897/1464176677salao-de-beleza.pdf >